O COMBATE A FOME DIANTE DA INEFICÁCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL E A POBREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25245/rdspp.v10i1.1158

Palavras-chave:

Democracia, Desenvolvimento Humano, Fome, Sustentabilidade.

Resumo

O artigo procura fazer uma reflexão da importância de uma gestão democrática ao pretender tratar sobre a sustentabilidade no Brasil diante da fome. Procura demonstrar, diante de todo o contexto trágico da Pandemia e suas consequências, que a fome ainda mata muitos seres humanos no mundo em pleno século XXI. É uma realidade oriunda de políticas públicas ineficazes em meio a abundância de alimentos e o seu excessivo desperdício. A metodologia utilizada para esta pesquisa é o dedutivo ao analisar os fatos a partir de uma pesquisa qualitativo-bibliográfica através da busca de artigos científicos, livros e matérias veiculadas pela imprensa concernentes a temática proposta. Verificou-se que o desenvolvimento humano alicerçado no Princípio da Dignidade Humana é afetado pela fome, por meio de mortes ou uma nutrição inadequada. Logo, o Estado Democrático deve buscar a sustentabilidade em todas as suas concepções ao envolver a alimentação adequada e o combate à fome por meio de políticas públicas eficientes

Biografia do Autor

Luis Delcides Rodrigues da Silva, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM), Especialista  em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Graduando em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Membro do Grupo de Pesquisa Direito Constitucional na Sociedade da Informação do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Jornalista.

Catia Rejane Mainardi Liczbinski, IDHUFMS - Instituto de Direitos Humanos da Universidade Federal de mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências Sociais pela UNISINOS. Mestre e Especialista em Direito. Professora Curso de Direito e Pós-Graduação. Advogada. Escritora. Pesquisadora. Coordenadora de Grupos de Pesquisa. Gestora Blog de Direitos Humanos. Avaliadora AD HOC CNPQ

Referências

BOAS, Regina Vera Villas; SOARES, Durcelania da Silva. O direito humano a alimentação adequada: interdimensionalidade, efetividade, desenvolvimento humano e dignidade da pessoa humana. Revista de Direitos Humanos e Efetividade. Encontro Virtual.v.6. n.2.p.19-38. Florianópolis: CONPEDI, 2020.

BOURDIEU, Pierre. A economia das Trocas Simbólicas. 6ª ed. São Paulo. Perspectiva, 2008.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FAO. Organização das Nações Unidas Para Alimentação e Cultura. FAO e CEPAL: Milhões de pessoas podem cair em extrema pobreza e fome até 2020 na America Latina e no Caribe devido ao impacto da pandemia. 16/06/2020. Disponível em: <http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1293730/>. Acesso: 11 mar. 2021.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população: curso dado no College de France (1977-1978) _Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica e Ciências Sociais. São Paulo: Editora Cultrix, 1981.

GUATARRI, Felix. Caosmose. São Paulo: Ed. 34,1999.

KLIKSBERG, Bernardo. Falácias e Mitos do Desenvolvimento Social. Editora Cortez. 2001.

MARTINI, Ricardo Agostini. Um ensaio sobre os aspectos teóricos e metodológicos

da economia da pobreza. Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar, 2009.

NUNES, Rizzato. O principio constitucional da dignidade da pessoa humana: doutrina e jurisprudência. 4ª ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

OXFAM BRASIL. Fome no Brasil: porque ainda é preciso falar sobre o combate. 14 de julho de 2020. Disponível em: <https://www.oxfam.org.br/blog/fome-no-brasil/>. Acesso 11 mar 2020.

PERELMAN, Chaim. Ética e Direito. _Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SACHS, Ignacy. Espaços, tempos e estratégias do desenvolvimento. São Paulo: Vértice, 1986.

SARRETA, Cátia Rejane Mainardi Liczbinski. Meio Ambiente e Consumo Sustentável. UPF, 2007.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras,

SEN, Amartya. Desigualdade Reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

COMPTON, Nadine. Globalização, Alimentação e Mulheres: entrevista com Vandana Shiva (Tradução Aline Rossi). Feminino com classe. Outubro, 2019. Disponível em: <https://medium.com/qg-feminista/globaliza%C3%A7%C3%A3o-alimenta%C3%A7%C3%A3o-e-mulheres-entrevista-com-vandana-shiva-7f7024b25f46>. Acesso: 11 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Rodrigues da Silva, L. D., & Liczbinski, C. R. M. (2022). O COMBATE A FOME DIANTE DA INEFICÁCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL E A POBREZA. Revista Direitos Sociais E Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 10(1), 448–470. https://doi.org/10.25245/rdspp.v10i1.1158

Edição

Seção

DOUTRINAS NACIONAIS